método de trabalho

Esta Oficina pretende desenvolver a criatividade musical dos participantes e, paralelamente, ajudar a construir instrumentos de percussão com materiais recicláveis, sendo estes divididos por três categorias: graves (bombos e tambores), médios (caixas e blocos) e agudos (pandeiretas e maracas).

Cada Oficina de Percussão do Modelo 1 é composta por 5 sessões de 90 minutos, o que lhe confere alguma continuidade.

As primeiras 2 sessões são dedicadas à construção dos instrumentos. Cada participante utiliza os materiais fornecidos pelo monitor.

A construção destes instrumentos deverá obedecer sempre a requisitos como simplicidade, preço muito reduzido, boa sonoridade e resistência.

As 2 sessões seguintes são destinadas à criação, leitura e interpretação de arranjos rítmicos simples, sempre que possível adaptados ao contexto do local onde decorre a Oficina.

A última sessão será a apresentação do trabalho aos pais, encarregados de educação e amigos. Cada Oficina está limitada pelas condições do grupo ou da instituição promotora, no entanto, é imprescindível a existência de um espaço minimamente amplo e com pelo menos um ponto de corrente eléctrica, bancadas de trabalho e um quadro branco.

uma oficina que se adapta

Modelo 1

Cada Oficina Modelo 1 é composta por 5 sessões de 90 minutos, o que lhe confere alguma continuidade.



5 dias - 5 sessões

90m. cada sessão

15 participantes máximo

dos 5 aos 105 anos

Modelo 2

Cada Oficina Modelo 2 é composta por até 8 sessões de 40 minutos, num único dia, sendo mais direccionada para eventos dirigidos a um público mais alargado.


1 dia - até 8 sessões

40m. cada sessão

8 grupos de 15 participantes máx.

dos 5 aos 105 anos

Modelo 3

Cada Oficina Modelo 3 é composta por 1 sessão de aproximadamente 3 horas, sendo uma oficina que se adapta a qualquer contexto.


1 dia - mínimo 1 sessão

aproximadamente 3h

15 participantes máximo

dos 5 aos 105 anos